O que é copywriting? Entenda tudo sobre o termo

Se você atua na área de comunicação é provável que já tenha visto algo a respeito do termo, mas você sabe o que é copywriting? Essa estratégia tem conquistado cada vez mais empresas que buscam transformar um leitor em cliente. Mas, afinal, como isso é possível?

O copywriting é uma estratégia de produção de textos muito utilizada no marketing e vendas. A técnica busca levar o leitor a realizar uma ação determinada, como comprar um produto ou cadastrar-se para receber newsletter.

Isso é possível devido a utilização da escrita persuasiva como forma de convencer o público a realizar a ação desejada em sua estratégia de marketing e vendas.

Para entender como funciona a técnica e como começar a utilizá-la continue a leitura. A seguir vamos explicar tudo o que você precisa saber.  

Entenda o que é copywriting

Para entender o que é copywriting, vale a pena contextualizar o uso do termo. Isso porque, embora pareça moderno, essa técnica já possui quase 200 anos.

O termo copy foi usado pela primeira vez em 1828, pelo dicionarista norte-americano Noah Webster, para definir os conteúdos autorais que seriam publicados na imprensa.

Então, em 1870, o publicitário John Emory Powers recebeu o título de primeiro copywriter da história, após escrever textos persuasivos para anúncios. O termo passou a ser usado para distinguir o seu trabalho da escrita dos jornalistas e prevalece até hoje na comunicação moderna.

Por muitos anos, o termo copywriting correspondia ao redator publicitário, mas, com o passar do tempo, essa definição passou por mudanças. É isso que vamos explicar a seguir!

Copywriting e redação publicitária é a mesma coisa?

Hoje em dia, os termos possuem significados diferentes. Isso porque, ainda que a redação publicitária utilize técnicas de copywriting, isso não é uma regra.

O texto publicitário é, antes de tudo, desenvolvido para apresentar um produto ou serviço, por exemplo. Já o copywriting é um passo extra, que pode ser usado como um complemento para estimular a tomada de decisão do público.

Portanto, podemos dizer que o copywriting é uma técnica que pode ser usada na redação publicitária. Na prática, os textos podem ser distinguidos por um elemento chamado Call to Action, ou CTA. Ou seja, uma chamada direta que leva o usuário a uma ação.

Enquanto o copywriting possui uma chamada forte para ação, o texto publicitário adota uma estratégia mais comedida.

Por que usar o copywriting e como fazer isso na prática?

Como falamos brevemente acima, o copywriting é uma técnica que utiliza a escrita persuasiva como ferramenta para convencer o seu leitor a praticar uma ação.

A escrita persuasiva nada mais é do que uma forma de redação que usa técnicas como empatia, legibilidade, apresentação de benefícios, entre outras. Ou seja, o foco da escrita é a conversão, então o uso é aplicado quando você quer que o leitor realize alguma ação específica.

Sendo assim, o copywriting pode ser utilizado em diferentes momentos, como:

  • Apresentar um novo produto ou serviço aos clientes;
  • Convencer o cliente a realizar uma compra;
  • Incentivar que baixem um material rico, como um ebook;
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais.

Onde aplicar o copywriting?

Para ficar mais claro o que é copywriting, veja como ele pode ser utilizado no dia a dia. Para começar, vale a pena ressaltar que a técnica pode ser usada em qualquer tipo de conteúdo, como textos de blogs, posts para redes sociais, infográficos, e-mails, ebooks, webinars, entre outros.

Mas, nesse caso, os textos ganham um novo objetivo: persuadir o leitor e convencê-lo a realizar determinada ação. Portanto, mais do que pensar em técnicas de copy, você deve se preocupar em como elas devem ser aplicadas no seu conteúdo.

Afinal, é preciso criar conteúdos de valor, que ofereçam informações interessantes ao leitor. É assim que você poderá convencê-lo de que o seu produto ou serviço oferece o que ele está buscando.

Por isso, contar com um planejamento estratégico de produção de conteúdo é fundamental. Assim você cria seus materiais para o perfil de clientes que deseja atingir. Dessa forma também conseguirá entregar uma informação personalizada, que atende, de fato, a necessidade do seu público.

Para começar a aplicar as técnicas de copywriting, veja só algumas informações que precisam estar bem definidas.

Conheça a sua audiência

Para produzir um conteúdo de qualidade e que atenda às dores e necessidades do seu público, antes de tudo, é preciso conhecê-lo. O recomendado é definir personas que funcionem como representações de seus clientes a partir de dados reais.

Defina temas relevantes

Para tornar a sua comunicação relevante, é preciso pesquisar os conteúdos que são interessantes para o seu público. A dica é levar informações que eduquem e ajudem a criar um relacionamento com a sua marca.

Além disso, todo conteúdo precisa ter um propósito que atenda às especificidades de cada cliente. Em outras palavras, deve se comunicar com a etapa de funil de vendas em que ele se encontra.

Por isso, antes de começar a produzir copys, defina os objetivos de maneira estratégica. Uma boa solução é criar um calendário editorial para programar suas publicações de acordo com o plano definido.

Aposte em títulos de impacto

O título é o primeiro contato que o leitor terá com o seu texto, portanto, é um dos elementos mais relevantes para atrair a atenção. Sem contar, que títulos fazem toda a diferença para os mecanismos de busca online.

Portanto, é fundamental criar chamadas relevantes e interessantes. Algumas técnicas é apostar em perguntas que provoquem ou que gerem curiosidade. Outro exemplo é usar números que impactem a atenção do leitor.

O importante é que ele seja direto, objetivo e atrativo, deixando bem claro qual é o assunto que o conteúdo aborda ou solução que ele entrega.

Crie uma conexão com o leitor

Para criar uma conexão com o leitor é importante adotar estratégias que mostrem que o texto foi escrito para ele. Com isso, você mostra ao cliente que, mais do que vender um produto ou serviço, você oferece exatamente o que ele precisa.

Utilize verbos de ação

Como citamos anteriormente, um dos diferenciais do copywriting é utilizar a técnica de CTA. Para que o cliente compreenda a mensagem e saiba o que deve ser feito, é preciso utilizar verbos no imperativo, ou seja, verbos que indiquem ação. Por exemplo: entenda, saiba, clique, assine, compre, entre outros. 

Seja persuasivo

Não basta ser criativo e ter autoridade para falar sobre um assunto. Para atrair a atenção de alguém e levá-lo a uma ação é preciso ser persuasivo.

Ao aprimorar essa habilidade, você poderá convencer seus leitores com mais facilidade, estimulando a tomada de decisão com naturalidade por meio do seu conteúdo.

Seja objetivo

Por fim, seja objetivo! Isso não significa que o seu conteúdo obrigatoriamente precisa ser curto. Na verdade, ele precisa oferecer informações relevantes ao leitor, fazendo com que ele tenha cada vez mais interesse em acompanhar seu conteúdo e consumir a sua marca.

Então, certifique-se de que a mensagem transmitida é realmente relevante para o leitor.

Quais técnicas podem ser utilizadas no copywriting?

Com as personas e os temas bem definidos, é hora de compreender quais técnicas podem ser utilizadas no copywriting.

Geralmente, estão relacionadas aos gatilhos mentais, que são estímulos externos que levar o cliente a tomar uma decisão. A seguir, vamos explicar 5 gatilhos mentais muito utilizados.

Reciprocidade

Na prática, o gatilho mental da reciprocidade é uma técnica que oferece algum benefício de valor ao público. Com isso, você gera nele a necessidade de retribuir.

A estratégia é muito usada no inbound marketing, quando uma empresa oferece um material relevante de forma gratuita. Em troca, o usuário disponibiliza seus contatos e permite o envio de mensagens para estreitar um relacionamento.

Outros exemplos de aplicar o gatilho da reciprocidade é fazendo vendas consultivas ou oferecendo um período de teste grátis do serviço comercializado.

Autoridade

O público tem uma forte tendência de consumir produtos e marcas com reconhecimento no mercado. Por esse motivo, um dos gatilhos mentais utilizados em estratégias de marketing e vendas é o da autoridade.

Nesse caso, é preciso mostrar o quanto você domina a sua área a partir da produção de conteúdos relevantes e de qualidade para a sua audiência. Ao compartilhar o que sabe, você expõe seus conhecimentos no assunto, gerando um sentimento de confiança nos clientes.

Outra forma de utilizar esse gatilho é mostrando quem são suas referências de estudo ou convidando personalidades influentes na sua área de atuação para falar de sua marca.

Storytelling

Uma das maneiras mais interessantes de atrair a atenção e engajar uma audiência é contando uma história convincente. A estratégia é conhecida como storytelling e o principal objetivo é criar uma forte conexão com o seu público.

Por serem profundas e sensíveis, as histórias provocam emoções e memórias, além de demonstrar empatia, fazendo com que as pessoas vivenciem as informações recebidas.

Diferente das outras histórias literárias, no storytelling não são usados nuances e detalhes. Na verdade, a técnica busca enriquecer a conversa com o leitor e tornar o contato mais humano.

A partir desse gatilho mental, é possível criar uma conexão a partir de trocas em comum ou de um sentimento gerado a partir da história.

Escassez

O gatilho mental da escassez é um dos mais populares, já que está relacionado ao nosso instinto de sobrevivência, que gera urgência na ação.

Por esse motivo, é muito usado para explorar a raridade e exclusividade de acesso a um produto ou serviço, levando o consumidor a tomar uma decisão antes que eles acabem.

Nesse caso, o cliente opta pela compra para não correr o risco de ficar sem o produto ou serviço. Alguns exemplos comuns são: “Vagas limitadas” ou “Poucas unidades disponíveis”.

Exclusividade

Hoje em dia somos bombardeados de informações o tempo todo, especialmente devido ao uso da internet. Por isso, se o seu conteúdo for “mais do mesmo” é provável que ele não chame a atenção.

Por isso, o seu conteúdo deve apresentar exclusividade. Uma boa opção é mostrar nas chamadas o que a sua mensagem tem como diferencial. Outra dica é colocar no título o que o seu texto traz como solução.

Prova social

A prova social tem como base o comportamento dos outros na tomada de decisão. Isso porque, quando muitas pessoas realizam determinada ação, é porque isso vale a pena.

Então, para colocar o gatilho mental em prática, você pode mostrar números e informações reais, como:

  • Número de pessoas que baixam ou compram algo da sua marca;
  • Depoimentos de clientes;
  • Cases de sucesso da empresa.

Curiosidade

Aguçar a curiosidade de consumir o seu conteúdo, produto ou serviço, sem dúvidas, é uma das melhores estratégias de marketing e vendas. É para isso que serve o gatilho mental da curiosidade.

Para colocá-lo em prática, aposte em teasers que atraiam a atenção e gere interesse e expectativa no cliente. A estratégia também é muito utilizada em títulos de blogs e em e-mails para levar o leitor a consumir o conteúdo.

Onde aplicar o copywriting?

Agora que você já sabe o que é copywriting e as principais técnicas para colocá-lo em prática, saiba onde aplicar essa estratégia.

Como já falamos anteriormente, qualquer texto que tenha como objetivo levar o leitor a uma ação pode conter técnicas de copywriting. A seguir, vamos mostrar alguns exemplos da técnica na prática.

Anúncios

Qualquer mensagem publicitária produzida com a intenção de promover produtos e serviços pode ser considerada um anúncio. Além das opções clássicas em formas de comerciais de TV, também podemos citar spots de rádio, outdoors e anúncios digitais.

Em todos esses casos o copywriting é bem-vindo, afinal, a ideia é levar o cliente à tomada de decisão. Nesses casos, a mensagem deve ser objetiva, de modo que o cliente seja impactado e compreenda a mensagem em poucos segundos.

Peças publicitárias

Cada elemento que compõe uma campanha ou promoção é chamado de peça publicitária. Nesse caso, todas as peças seguem um conceito geral e uma identidade em todas as artes e conteúdos criados.

Para garantir o impacto das peças, o copywriter cria textos exclusivos para cada formato de conteúdo, de modo a atrair o público por diferentes canais de comunicação.

Roteiros para vídeos

O copywriting também pode ser usado em conteúdos audiovisuais para criar conteúdos poderosos. Aliás, hoje em dia, é um dos formatos mais buscado, visto que muitos usuários de redes sociais consomem esse tipo de conteúdo.

Artigos

Os artigos são excelentes conteúdos para mostrar autoridade no assunto, especialmente quando produzido seguindo estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing.

Nesse caso, o copywriting auxilia na criação de conteúdos otimizados para os motores de busca que levam os blogs e sites ao topo.

E-mails

Nos e-mails, o copywriting é muito usado nos assuntos. Afinal, é o primeiro contato do cliente com o conteúdo e, por isso, deve ser atrativo.

A técnica também é muito usada para levar o cliente a acessar o site, continuar lendo o conteúdo no blog ou realizar uma compra.

Conclusão

Entendeu o que é copywriting e por que vale a pena aprender mais sobre a técnica? Em uma era que oferece tanta facilidade de acesso a informações, destacar o conteúdo, sem dúvidas, faz a diferença para o sucesso de uma marca.

É por esse motivo que o copywriter é um profissional que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a área de atuação e buscar cursos para se especializar.

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