O que faz um copywriter? Conheça mais sobre a área de atuação
Se você é bom com as palavras e sabe como persuadir e encantar o seu público, fazer um curso de copywriting pode ser uma ótima opção de carreira. A seguir, vamos explicar o que faz um copywriter e como começar a trabalhar na área.Boa leitura!
O que faz um copywriter, afinal?
O copywriter é um redator criativo que escreve textos com o objetivo de vender algo para alguém. Para isso, usa técnicas de copywriting para transformar textos normais em ferramentas de conversão.
Com isso, os textos ficam muito mais ricos e persuasivos, fazendo com que o cliente concorde e apoie tudo o que está lendo.
A principal diferença entre o redator e o copywriter são as técnicas de escrita. Enquanto os textos publicitários são mais descritivos e informativos, o copywriting utiliza ferramentas para encantar o leitor e levá-lo à tomada de decisão.
A escrita do redator é feita com o intuito de informar sobre um determinado assunto, com dicas, dados e outros pontos interessantes ao público. Já o copywriting tem como foco a conversão, ou seja, persuadir o cliente e fazer com que ele haja de determinada forma.
Portanto, levar o leitor a uma tomada de decisão é o que faz um copywriter. Por isso, o texto do copywriter tem um objetivo predefinido, que pode ser vender um produto, assinar newsletter, seguir um perfil nas redes sociais, entre outros.
As técnicas de copywriting podem ser usadas em anúncios para redes sociais, e-mails de funil de vendas, artigos, além de outros canais, como vídeos o áudio. Em todos esses casos, o copywriter é o profissional responsável por escrever os roteiros.
Geralmente, quem trabalha como copywriter atua na área de marketing digital e inbound marketing. Para colocar essas técnicas em prática, é preciso estudar a fundo sobre neuromarketing, gatilhos mentais, storytelling e técnicas de persuasão.
Como se tornar um copywriter?
Agora que você já sabe o que faz um copywriter, veja quais são os primeiros passos para atuar na área. Para começar, algumas empresas exigem formação em algum curso dentro da área de comunicação, como Publicidade, Marketing, Jornalismo ou Relações Públicas.
Porém, mesmo com formação nessas áreas é interessante fazer um curso de copywriting para aprofundar os conhecimentos nas principais técnicas de redação persuasiva.
Devido a alta procura no mercado, hoje o copywriter pode atuar como prestador de serviços, ou freelancer, ou ser contratado por uma empresa para atuar em tempo integral. Então, quanto mais você estudar e aprofundar seus conhecimentos, maiores serão as chances de se destacar e conseguir boas oportunidades de trabalho.
Vale ressaltar que o profissional não fica restrito a agências de comunicação. Na verdade, ele pode atuar em diversos segmentos e setores, como na área de vendas, educação, entretenimento e tecnologia, por exemplo.
Se você quer começar a trabalhar na área, mas ainda não tem experiência, um bom caminho é fazer um curso de copywriting e começar como freelancer. Assim, conseguirá montar um portfólio com os seus textos para que as empresas vejam seu trabalho.
Caso não tenha experiência, crie textos fictícios. Aliás, é uma excelente forma de treinar suas habilidades e mostrar a sua capacidade para quem está buscando um copywriter.
Agora que você já sabe o que faz um copywriter, que tal aprofundar seus conhecimentos e se destacar no mercado?